A Secretaria de Desenvolvimento Social de Contagem, por meio da Diretoria de Proteção Social de Média Complexidade, realizará na próxima quinta-feira (8), o encontro para repactuação do fluxo de trabalho entre os técnicos da Proteção Social de Média Complexividade e os Conselhos Tutelares de Contagem. A capacitação será feita pelas referências técnicas da Diretoria de Média Complexidade, Samantha Pacheco da Silva e Renata Diogo de Freitas, e por um representante do Conselho Tutelar.
A Diretoria de Proteção Social de Média Complexidade faz a gestão dos Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e o Centro Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP Eldorado) do município. Esses equipamentos acompanham, por meio de seus serviços, famílias e indivíduos que se encontram em situação de risco pessoal ou social, por ocorrência de violações de direitos.
Um dos principais órgãos encaminhadores da Média Complexidade são os Conselhos Tutelares que são responsáveis por zelar pelos direitos das crianças e adolescentes. A parceria entre os serviços da Média Complexidade e os Conselhos Tutelares são de extrema relevância para a garantia de uma proteção integral a esse público.
Visando qualificar ainda mais o atendimento às famílias em situação de violação de direito, o fluxo entre Média Complexidade e Conselhos Tutelares foi revisto por uma comissão composta pelas diretorias (Média e a de Proteção à Criança e ao adolescente), coordenadores dos CREAS e um representante de cada Conselho Tutelar. “A pactuação de fluxos é de fundamental importância para que a articulação em rede seja consolidada. O fluxo viabiliza processos, por meio de tarefas que são repassadas para cada órgão, resguardando suas competências e visando a um objetivo comum: que é a garantia de acesso dos usuários aos serviços de forma qualificada e humanizada", reforça a técnica da Diretoria de Média Complexidade, Samantha Pacheco.